Quando refatorar

Jean Carlo Machado
BlogTech
Published in
3 min readJul 14, 2017

--

Quando alguém fala em refatorar algo geralmente fico com um pé atrás. É muito fácil achar motivos ruins para refatorar e muito difícil de achar bons.

Segue alguns motivos que geralmente me deparo:

  1. o código está “legado” [NOK]
  2. o código não está nas melhores práticas [NOK]
  3. o requisito mudou drasticamente [OK]
  4. foi escrito de forma ilegível, totalmente go horse [OK]

O código está “legado”

Existe uma falácia por aí que o código que eu não escrevi é código legado. Somos muito rápidos para formar uma opinião negativa sobre o código de outra pessoa. Mas geralmente não entendemos tão bem do problema quanto a outra pessoa. Ela que fez a solução está em uma posição muito melhor do que você pra dizer quais são os detalhes ao redor destes requisitos. Como diz o ditado: “você só sabe o que você constrói”.

A grande maioria das vezes menosprezamos a complexidade dos problemas que queremos resolver. Estimamos que vamos conseguir resolver em pouco tempo mas na verdade leva muito mais e muitas vezes o resultado final pode não ser lá um grande avanço.

O código não está nos últimos padrões

Muitos programadores são tentados a refatorar apenas para deixar o código no formato do que consideram as “melhores práticas de programação”. Eu acho isso um desperdício de intelecto.

Se você é como eu, quando terminar de “refatorar” você já vai ter aprendido uma nova “melhor prática” e vai querer começar a fazer tudo novamente. Se seguir nesse ciclo você vai aprender 90 formas diferentes de fazer CRUD - nada mais.

Sistemas que somos pagos para fazer são pedaços de lógica que são feitos para resolver problemas de pessoas do mundo real. Não são laboratórios de programadores. Muito menos uma prova que paradigma X é melhor que Y. Ou então uma imitação categoricamente perfeita dos conceitos do mundo real.

Bons motivos para refatorar

Quando algum requisito mudar drasticamente e essa área do código precisa de melhorias, esse eu acho um ótimo momento para refatorar. Você vai ter que gastar um tempo nessa feature e todo o conhecimento agregado naquele código não faz mais sentido. Nesse momento você aplica as melhores práticas de programação que conhece. Chamo isso de refatoração oportunística. Quando você alinha sua vontade com o que é o melhor para o sistema.

Outro bom motivo é quando alguém escreveu um código ilegível e essa parte do código gera muitos bugs. Em outras palavras: quando o custo de manutenção de um pedaço de código se torna mais alto que a sua reconstrução. Mas é muito difícil pegar código assim. Só um programador muito ruim ou de muita má vontade escreve código ilegível. E se você trabalha para uma empresa que contrata esse tipo de gente não tem refatoração que vai te salvar.

Conclusão

Programadores em geral tem que parar de se preocupar em desenvolver uma obra de arte no código. O que realmente importa é o valor para o usuário. Essa filosofia de focar no valor de negócio quando programamos faz parecer que nunca teremos tempo de melhorar nossas skills técnicas mas isso não é verdade. Quando adotamos essa mentalidade de “resolvedor” de problemas entregamos valor eficientemente. Iteramos rapidamente, e podemos focar em questões cada vez mais intrincadas e cheias de desafios técnicos e de negócio. E tem o bônus que nos destacamos com a gerência e avançamos na carreira.

Originally published at jeancarlomachado.com.br

--

--

I care about science and humanism. Programmer, teacher, philanthropist, violinist.